Modelo de Maturidade em Inteligência Organizacional

Abr 3, 2023

Nesse encontro tive o prazer de conversar com a professora da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares.

Professora da Universidade de Brasília desde 2006, a profª Lillian ocupou os cargos de Coordenadora do Curso de Graduação em Museologia, do Curso de Graduação em Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Possui pós-doutorado pela Escola de Tecnologia em Ciências Experimentais da Universidade Jaume I, Espanha, e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e pela Université de Toulon em regime de tutela compartilhada. É especialista em Inteligência Competitiva pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), mestre em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília e graduada em Engenharia Mecânica pela mesma universidade. Suas principais áreas de pesquisa são gestão da informação, gestão do conhecimento e inteligência competitiva.

Esse ano ela recebeu o honroso convite para liderar o Grupo de Pesquisa do Ibict que pretende compreender o ecossistema de Informação em Ciência, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade e propor ações estratégicas para o país. Além disso, é Editora Científica Convidada da revista Inclusão Social (avaliada com Qualis A3) e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (Nota 6 da Capes). Sua trajetória nessa instituição é significativa e entre os anos de 2014 e 2018 foi Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados.

Nesse papo ela compartilha conosco um pouco a respeito dos trabalhos que vem desenvolvendo junto com os estudantes de doutorado e pesquisadores Camila Gomes, Renato Machado e Anderson Itaborahy, que envolvem discussões sobre como a gestão de documentos, a gestão da informação e a gestão do conhecimento pode orientar a progressão de maturidade da inteligência organizacional. Em outras palavras, como esses três campos de estudo, analisados na perspectiva da Inteligência Organizacional, são capazes de orientar a progressão de maturidade da informação estratégica.

Contatos:

Algumas dicas de leituras fornecidas pelo profª Lillian:

  • ALVARES, L.; ITABORAHY, A.; MACHADO, R. Modelo de maturidade em inteligência organizacional: uma visão integrada à gestão da informação, gestão do conhecimento e inteligência competitiva. Informação & Sociedade, v. 30, p. 1-21, 2021.
  • DOUGLAS KIEL, L. (2009). Knowledge management, organizational intelligence and learning, and complexity (Encyclopedia of Life Support Systems EOLSS, Volumes 1, 2 e 3). Unesco.
  • MACHADO, R. ; ITABORAHY, A. ; ALVARES, L. Modelo de maturidade em gestão da informação: uma visão diacrônica. Informação & Informação, v. 26, p. 407-432, 2021.
  • ITABORAHY, A. ; MACHADO, R. ; ALVARES, L. Modelo de maturidade em gestão do conhecimento: uma visão diacrônica. Em Questão, v. 27, p. 350-374, 2021.
  • SCHWARTZ, D. G. (2006). Encyclopedia of knowledge management. Idea Group Reference.
  • WALLACE, D. P. (2007). Knowledge management: historical and cross-disciplinary themes. Libraries Unlimited.

PARA SABER MAIS ME PROCURE NOS LINKS ABAIXO:
LINKEDIN: anacristinacarneiro
YOUTUBE: anacarneirogestaoaprendizagem

ENVIE SUAS DÚVIDAS, SUGESTÕES E OBSERVAÇÕES PARA: contato@anacarneiro.com